terça-feira, 25 de março de 2014

Bot Lane - League of Legends

Tudo bom pessoal? Essa semana não tive muito tempo livre, então tive que fazer um post um pouco menor, mas vou dar continuidade nele, tratando vários assuntos sobre a bot lane, começando com um "guia" geral.


Algumas coisas que vou falar aqui são de experiência própria e outras são de pessoas que conheço/coisas que eu li em vários lugares (90% Reddit).

Bom ... Vamos começar:

O que é a Bot Lane do meta atual?

Quando eu comecei a jogar LoL há uns 2 anos, eu, como qualquer iniciante, pegava o campeão que eu gostava mais e ia onde eu achava melhor de jogar (Yi botlane OP), para nós não existia Meta, não sei nem se ele já existia para os lvls 30, mas quando até onde eu lembro, depois do lvl 20 quando começavam a pedir a lane, já existiam a famosa bot lane de Suporte e ADC.

Tudo isso só pra falar 2 palavras, "Suporte" e "ADC", mas isso antigamente. E qual é o meta hoje? Continua exatamente a mesma coisa, um Suporte e um Marksman (só nome bonito, continua sendo ADC, mas com range). Isso tudo só para provar que, até hoje, não encontraram uma combinação melhor para colocar no lugar. Com isso dito, eu penso em duas perguntas, "por que duas pessoas no bot?" e "por que um suporte e um adc?".

Respondendo a primeira:
* Duas pessoas na botlane conseguem manter uma pressão maior no objetivo principal do early game, o Dragão, diferente de só uma pessoa no top.

E respondendo a segunda, pensa comigo: A- "Vamos colocar duas pessoas no bot para garantir o dragão". "Mas quem irá? Nós teremos que dividir o farm entre os dois, ou um deles irá pegar todo ele". Com isso em mente, os jogadores iriam precisar de campeões que conseguissem ou se virar bem com o gold dividido ou um campeão que consiga fazer a sua função sem itens e com isso em mente foram criados os suportes, jogadores cuja única função é dar suporte(não diga) aos outros, sem a necessidade de itens. EX.: Um Blitzcrank precisa de gold para tirar um jogador do meio do time inimigo antes de uma TF começar? Uma Leona precisa de gold para stunar o time inimigo inteiro? Um Taric precisa de gold para stunar/curar/buffar o time? As respostas de todas essas perguntas são não, e eles conseguem fazer tudo isso muito bem sem gold, eles não dependem disso. Em contrapartida, colocaram junto deles um campeão que depende de gold para que tenha efeito no jogo. Um Graves sem gold faz algo? Uma Ashe sem gold faz algo(OK, ela tem o stun, mas faz algo além disso?)? Enfim, deu para entender, esses dois campeões precisam de gold para fazer o que eles fazem (DPS constante e de uma distância "segura").

Assim surgiu o meta atual de Marksman (ADC) e Suporte na botlane. Era o que mais dava certo e ainda é o que mais da certo, por isso não vemos mudanças na bot lane, somente campeões novos para cumprir com os requisitos (Varus, Draven, Jinx, Nami, Lulu, Thresh, etc).

(Vini Weizenmann aqui!)

Bom, o Fell tá meio ocupado, então vou falar um pouco sobre essa role que eu to começando a praticar cada vez mais: Suporte. Todos sabem, sou bronze e sem tanta experiência quanto o Fell, mas me esforço. Por isso, qualquer erro ou bobagem que eu escreva aqui, me avisem nos comentários, pelo e-mail do blog ou pelo meu Twitter (@ViniWeizenmann)

Enfim, vamos ao que interessa. O perfil do Suporte no meta da Season 4 mudou muito. Agora, o Suporte tem wards limitadas, acesso maior ao gold e agora, tem alguma força no late game. Isso não significa que o Suporte a partir da Season 4, deva farmar, tirar gold do ADC, ou esquecer as wards. Na verdade, o suporte continua tendo o mesmo objetivo: Crescer seu ADC. Porém, agora, faz algo no late game além de wardar. A limitação de wards, faz com que o uso das mesmas deva ser mais inteligente. A build ainda deve ter itens de utilidade, é o foco do suporte. Porém, ao final da lane phase, é válido focar-se em dano, tanque, ou ap, ou qualquer outro atributo que seja forte no seu campeão. Hoje, o Suporte é mais dinâmico e o centro de muitas das calls dos times.

Assim, campeões novos começaram a se sair bem como suporte. Um belo exemplo é a Annie, campeão típico do mid que virou um ótimo suporte por muito tempo. Porém, hoje, Thresh reina como suporte, junto com Morgana (justo por causa do Thresh), Leona e, até a Annie é válida. Além desses campeões que citei, há muitas possibilidades abertas com a nova temporada. Experimente em normal games algo que desperta a sua curiosidade, talvez seja bom! Afinal, quem diria, a um tempo atrás que Annie daria uma ótima Suporte.

(Aqui eu deixo de volta pro Fell terminar, Vida Longa e Próspera, pessoal)

Fell - Bom pessoal, acho que foi bastante coisa pra um post que era pra ser pequeno, mesmo abordando poucos assuntos muita coisa foi dita e, como falei no começo do post, esse é o Primeiro de muitos (ou terceiro no caso¹). Espero que gostem pessoal, semana que vem escrevo mais um pouco :)

¹O primeiro foi na verdade o guia para Marksman e o segundo foi o Farmando como um Challenger

-Fell

0 comentários:

Postar um comentário