terça-feira, 15 de abril de 2014

Bot Lane - League of Legends - parte 3

Bom dia, boa tarde e boa noite para quem está lendo :)

Dando continuidade aos posts sobre a bot lane, falando dessa vez sobre os champions que eu estou considerando FotM (Flavor of the Month - "Sabor do Mês").

Começando pelos ADCs, três deles estão sendo os top picks deste patch, sendo vistos em quase todos os jogos:
Miss Fortune:
Ela não está sendo tão usada ainda no servidor BR (não vi ela ainda), mas com o remake das suas skills, ela acabou se tornando um ADC muito forte neste patch:
   1) Ela possui um dano misto, ou seja, físico e mágico, alto com as suas skills W e E;
   2) O dano do W escala com o AD total (cada stack causa 6% a mais  de AD, com máximo de 5 stacks e 1 stack extra para cada nível no ultimate);
   3) Podemos maximizar o E antes do W agora, já que o dano por nível no W não aumenta mais o dano, só o bônus de velocidade de ataque por nível;
   4) O cooldown e o custo de mana do Q ficou menor, podendo ser usado várias vezes para harass;
   5) Cada "onda" do ultimate dela aplica 1 stack do W, ou seja, podemos começar uma team fight com a ultimate e fazer com que os stacks do W estejam no máximo em todos, aumentando em 48% o dano por ataque básico depois do nível 16 (ultimate nível 3);
   6) Possui uma certa mobilidade com a passiva dando velocidade de movimento;
   7) Possui um esteroide de velocidade de ataque no W (60% no nível 5) e ainda faz com que seus ataques básicos causem feridas dolorosas, diminuindo a cura do personagem para 50% do valor normal, o que a torna forte em um meta de personagens tanks com HP Regen, como mundo.

Como pode ser visto nos pontos, ela se tornou uma ADC muito forte, porém ainda possui um ponto fraco, não possui um escape verdadeiro, sendo sua única forma de se proteger ser o E, com um slow. Esse ponto fraco não é o suficiente para todos os 7 pontos positivos da nova Miss Fortune, ou seja, ela está entre os top 5 adcs atualmente, e com razão. Prevejo várias pessoas começando a jogar com ela assim que descobrirem a verdadeira força dela.

Caitlyn:
Ela está a um bom tempo nesta lista, e vai continuar por um bom tempo, assim como o Renekton está entre o top pick da Top Lane. O motivo? Alguns pontos para demonstrar isso:
   1) Ela possui o maior alcance (650) dos ADCs sem contar com skills(perde para Tristana depois do lvl 13, para a Jinx depois do nível 7, para o Kog'Maw depois do nível 5 e para o Twitch depois do nível 6), isso faz ela ser um ADC muito safe, que pode atacar de longe, de uma distância segura, diferente dos outros;
   2) Por causa do alcance dela, ela consegue ter um early game mais tranquilo, consegue farmar sem perigo e consegue fazer trocas boas devido ao alcance do oponente ser menor;
   3) Ela é o ADC mais versátil devido ao já comentado acima, o kit de skills dela pode ser usado tanto quanto passivamente quanto agressivamente, o Q dela é ótimo para forçar a lane e dar harass no oponente, o W pode ser utilizado para se defender de ganks ou para controlar onde ser adversário pode ir, zoneando ele e fazendo ele perder xp, o E dela pode ser usado como gap closer para finalizar um adversário sem vida ou para fugir de um gank e a ult dela, por último, é um excelente finalizador, com muito alcance e muito dano;
   4) De novo o alcance, por causa dele, Caitlyn consegue facilmente destruir torres e ela é um dos poucos ADCs que conseguem atacar o Dragão e o Barão pela parede (Tristana pós 13 e ela são os únicos que conseguem fazer isso 100% do tempo, Jinx e Kog'Maw conseguem atacar pela parede também, mas dependem de mana e cooldown).

O motivo geral dela ser uma pick forte em qualquer situação é o alcance dela e a capacidade de zonear os oponentes no early game, como visto nos 4 pontos, independente de seu time, ela é sempre um bom campeão para se ter. O grande problema dela é que, diferente dos outros ADCs desta lista, ela não possui nenhum esteroide para aumentar seu dano, além de sua passíva que não é uma fonte de dano confiável, sendo 1 ataque a cada 8/7/6 ataques, diminuindo de acordo com o nível dela.

Lucian:
Pouco visto na época em que ele entrou no jogo, considerado como fraco por muitos, depois de ver o que ele podia fazer começou a brilhar no mundo todo:
   1) Possui um potencial para trocas muito alto, graças à sua passiva e o dano de suas habilidades;
   2) Pode se livrar de slows com a utilização da Perseguição Implacável (E), que no nível 5 possui cooldown baixo e nenhum custo de mana;
   3) Além de um potencial de troca alto, ele possui um dano alto se comparar com outros ADCs, novamente graças à sua passiva e cooldown baixo das skills;
   4) Ultimate dele era vista como fraca, mas se conseguir acertar todos os hits ela é muito forte, e pode ser usada para kitar o oponente e para dar harass. Ótimo também para limpar waves de minions rapidamente;
   5) Graças às suas habilidades com cooldowns baixos, ele possui certa facilidade para kitar inimigos (acertar inimigos com ataques básicos após acertar o W neles dá um bonus de velocidade de movimento e o dash do E que remove lentidão)
   6) Pode ser utilizado em qualquer composição de time.

Crescendo muito nessa season, o Lucian viu seu lugar entre os melhores ADCs, principalmente após os buffs para a Trinity Force e após ser utilizado competitivamente. Considerado como um bully na lane, Lucian consegue facilmente tirar o inimigo da lane, seja com o dano alto de suas habilidades, com o poder de troca da sua passiva ou com o alcance de sua ultimate, fazendo com que o inimigo fique com pouca vida, ou morto. Muito forte no meta atual devido à sua capacidade de kitar e se reposicionar rapidamente em uma team fight.

Jinx:
Considero a Jinx como a melhor ADC do jogo devido à sua variedade de skills, o Q dela pode ser um esteroide de velocidade de ataque gigante ou um esteroide de alcance com dano em área(110% de dano), o W dela pode ser usado para finalizar um oponente ou para dar harass no oponente, o E pode ser utilizado tanto ofensivamente como defensivamente, pois pode usar enquanto anda e a ult é uma finalização global que causa mais dano quanto menos vida o oponente tem e a passiva dela, caso consiga uma assistência em uma torre ou em uma kill ou caso consiga uma kill, recebe um grande bonus de velocidade de movimento por um curto período de tempo, o suficiente em uma team fight para seguir o inimigo e conseguir a kill que faltava ou para fugir da morte. Listando tudo isso e um pouco mais:
   1) Ótimo harass graças ao alcance extra do Q e ao alcance do W;
   2) Esteroide de velocidade de ataque ou de alcance com dano bônus e dano em área;
   3) Pode "limpar" uma team fight com a passiva, evitando que os oponentes corram dela;
   4) Uma das melhores ultimates globais para um ADC, pois é uma finalização que causa mais dano em inimigos com menos vida;
   5) Mid e late game fortes, se comparado com outros ADCs;
   6) Graças à velocidade de ataque do Q, consegue levar uma torre muito rápido, o mesmo vale para o dragão e o barão.
  
Infelizmente, nem tudo é perfeito, em contrapartida aos pontos positivos, ela possui alguns negativos (como todos os outros): o escape dela é limitado ou à uma kill/assistência ou à acertar o E, ela depende do time para proteger ela (qual ADC não precisa?) pois, como acabei de falar, o escape dela é fraco e ela pode ser "divada" facilmente, o early game dela não é dos mais fortes pois o alcance do ataque básico sem o Fishbones ativo(canhão) é menor que a média dos outros adcs(dela é 525, dos outros é 550+) e a velocidade de ataque sem a Pew-Pew ativa(metralhadora) é muito baixa, infelizmente ela não está sendo tão utilizada como o Lucian ou como a Caitlyn em partidas rankeadas, mas ainda é muito forte e vale a pena utilizar ela se tiver o time certo.
Draven:
Chegamos ao último dessa lista, Draven, o Carrasco de Noxus, um dos ADCs mais difíceis de se jogar eficientemente devido à mecânica de seus machados (Q), porém aquele que tem o maior potencial de snowball de todo o jogo graças à sua passiva. Um bom draven que não morreu consegue acumular o suficiente para conseguir mais de 1000 de gold somente na passiva (aconteceu acho que foi na LCS EU, um Draven conseguiu 1500 de gold com 1 kill), fazendo com que ele fique gigante muito rápido em relação à outros ADCs.
   1) Potencial GIGANTE de snowball em relação aos outros ADCs graças à sua passiva;
   2) Dano extremamente alto graças à Revolução do Machado (Q), que no nível 5 causa um dano bônus igual à 85% do ad TOTAL do Draven, ou seja, ele fica muito mais forte com itens full AD;
   3) Possui um excelente esteroide de velocidade de movimento e velocidade de ataque (W), que reseta seu cooldown sempre que o Draven pega um Machado;
   4) Pode surpreender um oponente que utiliza gap closers com seu Sai da Frente (E) e virar a luta a seu favor;
   5) Seu ultimate, se bem utilizado em uma team fight, pode virar ela à favor do teu time, graças à grande quantidade de dano que ela causa a todos os inimigos no caminho;
   6) Consegue trocar e farmar mais facilmente que todos os outros ADCs, graças à Revolução do Machado.

Os problemas do Draven são que ele é muito vulnerável à stuns e snares, a sua mecânica de jogo é mais complicada em relação aos outros ADCs por causa dos Machados, se você quiser dar dano, deve conseguir manter os dois machados no ar e não perder eles, isso é muito complicado em uma team fight.

Menções honrosas para outro post: Vayne, Tristana, Ezreal e Corki.

Fell


Crédito de algumas informações e também um top 5 para as outras lanes, em inglês (quase todas, mas muita coisa já estava na cabeça): http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/233z7t/challenger_player_giving_top_5_champions_for_each/

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