terça-feira, 13 de agosto de 2013

Afinal, que fim levou o Ouya?

Fala Pessoal!

Hoje não vim falar de Magic, afinal, este blog tem a ideia de ter os mais variados assuntos sobre o mundo dos games. Portanto, me fiz uma pergunta: Afinal, o que aconteceu com o Ouya? Aquele console que bateu recordes no Kickstarter e que gerou uma boa expectativa por um console bom e barato e que, de uma hora para outra, não se ouviu mais falar... Bom, o console foi lançado e já gerou algumas polêmicas.

  Contextualizando: O que é o Ouya?

Para aqueles que não sabem do que estou falando, vou resumir um pouco o que é o Ouya. O Ouya é um console com ideias inovadoras. Ele usa o sistema Android e tem como primeira regra para que um jogo seja lançado para seu console que tenha pelo menos alguma parte que seja de graça. O console custa U$99,00 e esse foi o ponto alto da ideia. Além de tudo isso, ele roda alguns apps que rodam em outros aparelhos Android.
Console e Controle do Ouya,
 Lançado em 25/06, o Ouya foi rapidamente esgotado na Amazon e já está em diversas lojas físicas. Nos Estados Unidos. Para lançamento, a loja especial do Ouya tinha 170 títulos disponíveis. O objetivo do Ouya é "democratizar" os games.

Mas, o que aconteceu que nunca mais ouvimos falar do Ouya?

Primeiramente, não acompanhamos muito o Ouya aqui no Brasil, pois o console não é vendido aqui. Porém, houveram diversas polêmicas em torno do pequeno console. Muitos colaboradores no Kickstarter ainda não receberam seu console prometido. Além disso, muitos jogadores que compraram o Ouya, dizem que seu joystick não tem boa precisão, o que incomoda muitos dos que experimentaram o console. Mas a maior das polêmicas envolvendo o Ouya vem do tal objetivo em democratizar jogos. Como há emuladores de consoles antigos (pré PS2) no Android, o Ouya roda alguns. E o Twitter oficial do Ouya retweetou de um terceiro onde se falava que uma vantagem do Ouya era rodar os jogos antigos, com uma foto de um Ouya rodando Mario, propriedade da Nintendo. O fato no mínimo foi antiético e gerou algum problema para a imagem do Ouya. Outra polêmica envolvendo este console ocorreu na E3. O Ouya, ao invés de montar um stand no LA Convention Center (Local da E3), montou seu stand em um container móvel, usado para viajar o país inteiro e na frente do local da E3. Então, os produtores da E3 compraram 2 vagas no mesmo estacionamento e colocaram 2 caminhões para esconder o container (que era confortável e agradável para visitantes) do Ouya que respondeu comprando outra vaga para melhor sinalizar seu local. No fim, os produtores da E3 chamaram a polícia de LA que conferiu os documentos do pessoal do Ouya e tudo estava ok.

Os Jogos

Alguns dos melhores jogos da história estão presentes no Ouya. A Square ênix, por exemplo, pôs o seu clássico Final Fantasy 3 no console. Sonic também está presente com Sonic 4, Episode 1 e 2, além do Sonic CD, originalmente game que rodava em um Sega CD.
Além dos grandes, o Ouya se destaca pela grande abertura aos Indies. GRANDE. Praticamente qualquer desenvolvedor de games pode lançar o seu no Ouya, desde que tenha alguma parte de graça. E aí está outro ponto muito favorável ao Ouya, que se torna atraente com uma biblioteca de games em constante expansão e um ótimo preço. Uma pena que ainda não temos no Brasil.

Conclusão

O Ouya tem uma proposta excelente só não executa com tanta perícia. Convenhamos, para um console 100% independente o Ouya foi gigante. É barato, compacto, acessível e divertido. O que precisamos de um video game. Mas nunca desbancará Xbox One ou PlayStation 4.


Fiquei afim de jogar...
Vini Weizenmann

1 comentários: