terça-feira, 22 de abril de 2014

Free to Play - The Movie

http://www.gamegigs.com/wp-content/uploads/2014/03/free_to_play_film.jpg
Free to Play é um documentário longa-metragem que acompanha três jogadores profissionais de diferentes partes do mundo numa competição no valor de um milhão de dólares, durante o primeiro The International, o torneio de Dota 2. Recentemente, a popularidade dos e-sports descolou e a modalidade está a tornar-se numa das mais populares formas de competição. Um torneio milionário mudou o ambiente do mundo dos jogos e, para os jogadores de elite no auge do seu talento, nada seria o mesmo daí em diante. Produzido pela Valve, o filme documenta os desafios e sacrifícios dos jogadores para competirem ao mais alto nível.

O documentário acompanha os jogadores Dendi, HyHy e Fear e os desafios encontrados para chegar onde eles estão hoje. Eu ainda não consegui assistir ao documentário,  quero fazer isso a um tempo e queria escrever esse post somente depois de assistir ele, para saber sobre o que estou escrevendo e se o que estou falando está certo, mas o tempo passa e logo o filme será passado.

Sobre os três jogadores:
  • Dendi: Nascido em L’viv, na Ucrânia, Dendi começou a jogar desde pequeno, quando a sua avó ofereceu um computador ao irmão mais velho dele. Assim como música, dança e outros interesses adquiridos no começo da sua vida, Dendi aprendeu a jogar com facilidade e logo as suas habilidades estavam muito além da sua faixa etária. A destreza prodigiosa conquistada após longas horas a praticar piano foi colocada em uso em torneios de jogos locais, onde ele ganhou a reputação de jogador competitivo, dominante e criativo. Apesar de ter sido bem-sucedido noutros jogos, ele sabia que havia encontrado o seu destino quando conheceu o Dota.
  • HYHY: Para quem seguiu o desenvolvimento do Dota na Singapura, Benedict “HyHy” Lim é um nome familiar. Nascido no ano de 1990 em Singapura, a subida de HyHy à proeminência começou quando ele e os seus companheiros de equipe representaram o país no Asian Cyber Games de 2007. No ano seguinte, ele foi vitorioso no Electronic Sports World Cup. Desde então, o seu trabalho tornou-se fundamental para a comunidade de Dota 2. Nunca distante de uma polêmica, HyHy diz o que pensa e popularizou-se como um dos jogadores mais versáteis e motivados da comunidade profissional.  
  • Fear: Indiscutivelmente um dos mais formidáveis jogadores de Dota 2 do mundo ocidental, Clinton “Fear” Loomis nunca teve um caminho fácil por onde seguir. Raramente visto como um vencedor exemplar, ele equilibrou a sua habilidade pura e a sua experiência conseguida através de grande esforço para superar a isolação que os jogadores dos Estados Unidos frequentemente enfrentam quando tentam competir nos níveis mais altos. Nascido em 1988, a sua ética de trabalho e dedicação levaram-no de Medford, Oregon, até à Europa, até à China, e finalmente até ao The International, o torneio de Dota 2 com a maior premiação da história dos videojogos.
O documentário pode ser assistido gratuitamente no YouTube (vídeo abaixo), baixado diretamente no Steam ou no site oficial do documentário. Todas as versões contam com legendas em diversas línguas (incluindo português brasileiro).


Uma fascinante e esclarecedora observação sobre como os videojogos estão a tornar-se na próxima geração dos esportes. -Geoff Keighley, Spike TV

 Fell

0 comentários:

Postar um comentário