terça-feira, 18 de março de 2014

Anatomia Resident Evil - #1 Resident Evil

Todos vocês já devem ter sentido aquele frio na barriga ao jogar um game de terror, estou certo? Pro pessoal mais familiarizado com a geração atual, com certeza vocês já passaram pelo terror de ver uma pessoa ser brutalmente desmembrada em Dead Space, ou então o pânico de fugir de criaturas monstruosas enquanto o seu personagem cambaleia desnorteado beirando a insanida ao jogar Amnésia.
Mas o que muita gente não sabe (sim, isso é um pouco de apavorar o pessoal da velha guarda, mas realmente acontece, os anos estão passando minha gente) é que um dos pioneiros desse gênero foi um jogo que saiu em 1996 chamado Resident Evil (eu disse UM DOS pioneiros, nunca esquecendo de Clock Tower e Alone in the Dark). E é nesse game que vamos nos focar hoje, mais precisamente no primeiro da série.
O primeiro game da série mudou completamente os conceitos de Survival Horror até então implementados. O Jogo conta a história da equipe Bravo, que é mandada para investigar uma série de crimes bizarros que estão ocorrendo nos arredores da montanha Arkley em Racoon City. A equipe Bravo faz parte do grupo de Serviço de Táticas, Armamento e Especialidades em Resgate Seguros (S.T.A.R.S) e eles acabam desaparecendo no decorrer da missão. Partindo disso, a equipe Alpha é mandada ao mesmo local.
Ao chegarem no local, o grupo é atacado por estranhas craituras, e acabam por buscar refúgio em uma Mansão. Sim, a famigerada MANSÃO de Resident Evil. A ideia do jogo basicamente é investigar o porque desses ataques estarem ocorrendo, e a medida que a trama vai se desenrolando, o jogador acaba percebendo que algo muito maior está acontecendo.
Não vou spoilar o game pra vocês, a ideia é falar um pouco a respeito para que novos padawans passem a conhecer a franquia e os antigos mestres gedais possam sentir aquela nostalgia gostosa dos jogos de PS1.

Se você não conhece Resident Evil, é importante que você saiba que os inimigos princiais são dinossauros. (opa, franquia errada), digo... ZUMBIS! Sim meus amigos, em basicamente todos os games da franquia você irá se deparar com essas criaturas maravilhosas.
O próprio game na época que foi lançado era classificado como "jogo de zumbi", o que não pode definir melhor a ideia principal.

No jogo você poderia escolher entre dois protagonistas, Jill Valentine, uma policial especialista em destrancar portas(WTF?), mas por "increça que parível" isso acaba se tornando absurdamente útil no decorrer do jogo, e Chris Redfield, um policial que logo se tornaria um dos ícones principais da franquia. 

Jill era mais rápida, possuia um lockpick para abertura de portas e Chris resistia mais a dano corpo a corpo, porém não possuia lockpick e seu inventário era um pouco menor. (Sim, quem zerou o jogo com o Chris é Highlander!)
No jogo você tem acesso a um grande arcenal de armas, as mesmas com munição altamente escassa, o que dá ao jogador um sentimento de perigo constante. Em que sala vale a pena matar um zumbi? Será que eu tento sair correndo e passar despercebido?

Outro recurso muito interessante do game eram os Baús. Dentro dos baús você poderia deixar os seus itens, e caso você encontrasse outro baú em um lugar diferente, os itens que você guardou no baú anterior estariam nele também. Parece complicado mas é simples, basicamente você tinha um baú universal.

Além de zumbis, você poderia se deparar com cachorros(também zumbis), corvos(também zumbis), enguias (tamb-- Bom, você entendeu a ideia) e Hunters, que eram simplesmente as criaturas mais perigosas do game, capazes de decepar a sua cabeça com apenas um golpe.

Além dos inimigos convencionais, você também enfrentaria chefes muito complicados, como um anaconda gigante, uma planta gigante, um monstro gigante (Tyrant, na imagem abaixo) e por ai vai.
O jogo tinha em torno de 4 finais, todos eles variando das decisões que você tomava no decorrer do game.

Algo que pouca gente sabe é que a ideia inicial era de que Resident Evil fosse um FPS tradicional, mas acabou sendo feito da forma que todos nós conhecemos e amamos (grazadeus).

O jogo foi inspirado em diversos filmes de terror da época, pois o seu criador Shinji Mikami, recebeu carta branca da grande Capcom para fazer o jogo da forma que ele quisesse. Sendo assim, até mesmo a abertura do jogo foi feita em live action (com uma atuação absurdamente porca, mas em live action), pra reformar ainda mais o clima de filme B.
A medida que a trama vai se desenrolando, você acaba descobrindo que uma empresa gigantesca chamada Umbrella é a responsável pelas criaturas que estão soltas, tanto nos arredores da montanha quanto na mansão, e posteriormente você acaba vendo que mansão nada mais é do que uma fachada para um laboratório da empresa, focada em pesquisa e desenvolvimento de armas biológicas. Desse laboratório, o Vírus-T acaba vazando e contaminando todos.

Ao mesmo tempo você acaba descobrindo que você não está nessa mansão por coincidência, e que na verdade a sua presença nada mais é do que um exercício de teste para as armas biológicas. Explicando de forma simples "Será que tal monstro pode dar conta de dois policiais de elite?"

Tramas, traições, descobertas e sustos são os ingredientes principais desse game que veio a criar um estilo, o famoso Survival Horror.
Até hoje, Resident Evil 1 é o oitavo jogo mais vendido da Capcom e um marco para os jogos de terror.

Definitivamente é um game obrigatório para todos os amantes de filmes B e jogos com esse tipo de temática.

Segue abaixo o nosso primeiro Gameplay Comentado, tendo como tema essa game incrível:
Mas queremos saber agora de você. Você já jogou algum Resident Evil? Qual foi o primeiro? O que você acha de Resident Evil 1? Não perca tempo e envie o seu e-mail com a sua opinião, tanto quanto a nossa análise quanto a respeito do game em si. A sua participação tem uma importancia muito grande pra nós, assim podemos saber como estamos trabalhando e no que podemos melhorar.

Grande abraço gente!

Isaac Cruz




0 comentários:

Postar um comentário