segunda-feira, 5 de maio de 2014

Anatomia Resident Evil #4

Isso mesmo galera, mais uma Anatomia Resident Evil chegou! Hoje vamos relembrar o game que mudou a forma de se enxergar a franquia. Sim, estamos falando de Resident Evil 4
No game nós encarnamos novamente o protagonista Leon S. Kennedy (se quiser lembrar mais sobre o Leon, clique AQUI para conferir a nossa Anatomia Resident Evil #2), agora trabalhando como agente secreto para o governo americano. Ele é mandado a um remoto vilarejo da Espanha para investigar o sumiço de Ashley Graham, filha do presidente dos Estados Unidos (tá fácil pra ninguém o negócio).
No início do jogo já descobrimos que a grandiosa Umbrella Corporation havia falido, graças a Chris e Jill (saiba mais clicando AQUI). O principal inimigo do game chama-se Saddler, o líder de um culto medonho chamado Los Illuminados que mediante um parasita planeja dominar o mundo todo (nossa, original bagarai, vish). 
O jogo apresentou um novo inimigo chamado Ganado, que estão infectados por um parasita chamado Las Plagas, que é responsável por controlar o hospedeiro. Sendo assim, não são zumbis em si, mas PESSOAS VIVAS infectadas, sim, o Leon tá passando geral, licença para matar MODE ON.
A jogabilidade também mudou, esse é o primeiro game da série com um formato de câmera mais voltado para a terceira pessoa em si, com a visão acima do ombro do protagonista, como você pode ver na imagem abaixo.
O game dividiu opiniões em seu lançamento, a maioria dos fãs antigos da série não aceitou o novo formado, dizendo que o game abandonou o clima de Survival Horror e foi para um forma mais focado na ação. Pessoalmente eu acho que foi uma GRANDE evolução. O game continuou com uma temática Dark, dando grandes sustos em vários momentos, ele pode ter ficado mais dinâmico, mas isso não foi um ponto negativo. Se continuassem a desenvolver games com cenários estáticos para sempre, com certeza o público iria começar a chorar "nossa, não tem mais inovação nenhuma", bom aí está sua inovação, lide com ela e pare de mimimi.

Além da jogabilidade, o jogo introduziu os QTE's (Quick Time Events) a franquia. Acredito que nesse jogo em especial, os QTE's foram utilizados de forma maestral, sempre na hora certa. Apenas acho que na dificuldade mais difícil, pressionar rapidamente o botão de ação não fosse algo tão INUMANO como colocado no game. Sério, não sobrou nada do meu mouse na época que joguei o game. 

Abaixo vocês podem conferir uma luta completa do game toda em QTE.
O jogo nos apresentou também um novo personagem chamado Marchant, um mercador (ahh vá?) que de tempos em tempos aparece nos vendendo suprimentos e melhorias para as armas. O que altamente coerente, em um vilarejo onde todos querem te matar, eventualmente aparecer um cara que quer te vender produtos Avon.
Alguns inimigos novos que foram apresentados são os Gigantes, que literalmente são GIGANTES, e um simples pisão podem tirar mais da metade de sua energia. 
Temos também Salazar, um capinha que mais parece um Gnomo vestido de Napoleão.
O jogo nos apresentou o Dr. Salvador, um ganado especial que correm em direção a Leon com nada mais do que uma MOTOSERRA.
Existe um mini game extra chamado Separete Ways, que conta sobre a conexão de Ada Wong com Albert Wesker. Temos acesso ainda ao Ada's Report, um documentário de 5 partes que analisam a relação de Ada e Wesker.

RE4 é quase um spinoff da franquia, não fosse pela pequena campanha com Ada Wong

Uma curiosidade muito interessante do game é que entre 1998 e 2000, logo após o lançamento de RE2, houve uma primeira tentativa de desenvolvimento de RE4, porém o jogo ficou muito diferente da ideia inicial da franquia e posteriormente o projeto foi mudado para Devil May Cry.
O jogo seria um exclusivo de GameCube, mas posteriormente foi lançado também para Playstation 2, Nintendo Wii, PC, PSN e Xbox Live. Até hoje , o criador do game, Shinji Mikami, diz que a versão definitiva é a de GameCube.

Resident Evil 4 é até hoje o game mais popular da franquia, ele agradou grande parte dos fãs antigos ao mesmo tempo que criou uma nova geração de fãs para a franquia. Recebendo criticas excelentes por todos os lados.

0 comentários:

Postar um comentário