quarta-feira, 3 de julho de 2013

Algumas Referências de Games em Músicas

Estou eu, tentando dormir ao som do primeiro disco da Legião Urbana (chamado "Legião Urbana" e por alguns conhecidos como "Legião Urbana Um") quando ouço um nome no meio de uma música. Nesse exato momento tenho um brainstorm e decido fazer esse post.
Os games fazem parte da cultura do povo a algum tempo. Desde os primeiros games, já faz muito tempo, e nesse tempo, muita gente se influenciou por games. Músicos e compositores não fogem a isso. E assim surgem referências aos games nas músicas.

1- Perdidos no Espaço - Legião Urbana

"E era como se jogassem Space Invaders
Perdendo mais dinheiro de muitas maneiras"
 É... Foi ao ouvir "Space Invaders" entoada na mística voz de Renato Russo que meu cérebro despertou pra essa possibilidade de post. Renato usou Space Invaders para contextualizar algo que condiz com o título: "Perdidos no Espaço". Na história da música, o personagem tem o telefone de uma garota (imagino que seja garota ainda) só que esqueceu o sobrenome da pessoa. Apenas lembra dela. Sendo assim, os personagens da história estão perdidos no espaço mesmo. E Space Invaders contextualiza nisso. Mas chama atenção na música.


Eu realmente gosto muito da Legião Urbana. Considero essa banda como, se não a maior, uma das maiores do cenário do rock nacional. Todas as músicas são boas e as composições são riquíssimas. É a arte do Renato Russo. E com essa referência, dá pra gostar um pouquinho mais da banda, não é?

2- Tonight I'm Frakking You - Matthew Brian Brown


Essa música é realmente bem diferente da outra já citada no post. É uma música bastante descontraída, que sua letra é totalmente composta por referências ao universo Geek e também a games. O clipe é demais, misturando tudo que é coisa, assim como a letra.

Cenas do clipe de "Tonight I'm Frakking You"

O clipe contou com a participação especial do ator que interpreta Rajesh Koothrappali, o Raj em The Big Bang Theory, Kunal Nayyar. A letra, pelo contrário da de Perdidos no Espaço, não diz muitas coisa "bonitas" ou "profundas". Tem toques nada sutis e não é nada "educada". A música varia entre um Pop forçado e um rap.
We Love Next Generation
Xbox over Playstation
Its time that I tap from your Mana Pool
 Na mesma estrofe entra consoles e Magic! Incrível!
Up Up, Down Down
Left, Right, Left Right
B, A, Select then Start
Its time to one-up
Thirty lives with you, (cuz tonight I'm)
Konami Code!


Por mais que não seja nada rica a letra, a música é bem divertida e dá pra dar umas risadas. Além de tudo ainda há a surpresa do Kunal no rap.

3 - 99 Lives - The Pettit Project

"Time for another video game analogy
She wins, flawless victory, fatality"
 Outra música que por inteiro uma referência aos games, inclusive com o seu título. E outra que fala do Konami Code. Mas essa música é mais um Metalcore, ou algo que já foi chamado de "Nintendocore" (péssimo nome). A letra é boa, usando diversos ícones do mundo dos games. A única ressalva quanto a letra é que também não conta nenhuma história e não leva a lugar algum, só fala muito sobre games.

A parte instrumental é muito boa, sem nada de ruim para dizer sobre. Realmente, é uma música bem trabalhada e o fato de aparecerem diversos sons iconicos de alguns games da Nintendo, só melhora a música, do jeito que foi encaixado.
"You've gotta be an enemy
Like Wario or Dr. Wiley
I'm learning from mistakes
I've made each time I die"
 




Bom, por enquanto é só!
Vini Weizenmann

0 comentários:

Postar um comentário