quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Guia Prático de Novato para Novato: Morgana Suporte

LEMBRETE:

Nossa, escrevi isso aqui a muito tempo. Ok, gente, escrevi esse post quando ainda era Unranked, pra o pessoal que tava realmente começando! E outra, esse "guia" foi feito na Season 3! Então, é uma boa ignorar. Na época, Morgana suporte era uma aberração '-'

Bom, quem quer ver isso aqui, mesmo depois do lembrete, boa sorte no jogo. Façam Pedra da Visão, por favor.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Faaaaala, gurizada!

Sim, Vini Weizenmann falando, de novo, de League of Legends... Que medo.

Porém, hoje venho fazer um guia prático, depois de um pouco de experiência de jogo com esse champion nesse role.

Primeiramente falando um pouco sobre o champion. Morgana é um clássico AP mid que custa meros 1350 IP e pode ser um char realmente chato, se usado da forma correta.


Quanto a história de Morgana, ela é um anjo caído por não aceitar a ideia de anjos governar tudo que há com suas leis, considerando isso uma ideia tirana. Além disso, Morgana é irmã de Kayle que é também sua inimiga mortal. Kayle é a general de tropas da vertente de anjos que defendem a ideia considerada tirana por Morgana. Nas vésperas do confronto final entre as irmãs, Morgana foi invocada à League of Legends onde ficou para adquirir conhecimentos, porém, quando Kayle também foi invocada, seu objetivo era destruir a irmã divesas vezes.

Como disse anteriormente, Morgana é um campeão tradicional do mid. Porém, se bem trabalhada, pode ser um suporte muito eficiente. A ideia deste post é ajudar a trabalhar bem esse char de suporte. Então, vou fazer um breve resumo do que é ser suporte:

Suporte é aquele que faz de tudo para que o carregador do time, normalmente um AD Carry, ganhe kills, farm e tudo que é necessário para que ele fique feedado e carregue o time.

Com a Morgana, o skill chave é o Q:


Como pode ver, o Q da Morgana prende um adversário por um bom tempo, deixando ele de presente para seu ADC, o que é o objetivo do suporte no jogo! Para ajudar a reduzir mais ainda a vida do oponente, deixando mais ainda de bandeija para o ADC, é só largar o W embaixo do alvo.


Com o W, a vida do oponente é bastante reduzida. Nesse ponto é importante saber dosar seu uso, para não roubar o kill do ADC. O W é muito poderoso para o Suporte se usado sabiamente.

Quanto ao uso do E, ele é circustancial.


O escudo gerado pelo E da Morgana protege o alvo contra dano mágico e contra desarmes. Contra um Blitzcrank, por exemplo, é extremamente útil. O puxão é anulado pelo escudo.

A ult, ativada pelo R, é algo muito útil, mas que também dá um dano alto. Por isso, deve se tomar cuidado ao usa-la.


A ideia é usar essa skill em uma Team Fight, prendendo uma galera por perto, além de dar dano, para que o resto do seu time de os last hit. É o maior uso da ult.

COMO AGIR USANDO MORGANA SUPORTE

No início do jogo, é importante dar o campo de visão necessário ao ADC, wardando o mapa de forma consciente. A ideia é começar a wardar lá pelos 2 minutos, mas as vezes é interessante wardar logo no início, para dar segurança quanto ao mato, antes de entrar. Um ponto extremamente estratégico para posicionar uma ward (detectora de preferência) é o mato que fica na saída do rio, pois ele previne ganks inesperados do jungle, previnindo todos aliados que estiverem na lane.



Eu, particularmente, gosto de jogar no mato. Acho um ponto extremamente estratégico para a ideia de jogo que proponho com a Morgana suporte. Em primeiro lugar, no mato não roubo farm, nem sem querer, do meu ADC. Em segundo lugar, o fato de estar invisível aos inimigos dá uma vantagem de pontaria excelente, com tempo para pensar. Importante também, sempre avisar o ADC que irá prender o indivíduo. Assim, ele se prepara pra tentar uma wave de ataques fatal.

Outra dica é evitar usar o Q em momentos que o oponente tem low life e alguém do seu time está por perto. Lembre-se, a última pessoa que deve matar alguém, é tu. Assist é kill para o suporte.

Assim que prender um adversário com muita vida, use o W para reduzir a vida, logo após prende-lo com o Q. Isso é importante para dar menos trabalho ao ADC. Mas lembre-se, evite matar o indivíduo.

O uso do E define algumas team fight. Use inteligentemente em resposta a um puxão de blitzcrank, por exemplo. Ou então, caso enfrentar qualquer personagem que use dano mágico. É sempre legal de usar o E no ADC, porém, não é um erro usar em si mesmo.

Tente tomar conta da lane para que o ADC possa tomar conta. Comemore com ele os objetivos alcançados e, principalmente, não seja um jogador negativo. Um suporte que briga com o time derruba toda a estratégia. Evite de deixar a lane sem wards!

SPELLS DE INVOCADOR

A ideia é usar as spells clássicas para Suporte: Flash e Exaust. Porém, caso não tenha Flash liberado ainda, Fantasma dá pro gasto. O uso delas é um tanto óbvio: Exaustão evita fugas, Flash ajuda a fugir ou a atacar alguém de forma inesperada. Fantasma serve mais para fuga.


BUILD PARA MORGANA SUPORTE


Essa é uma build baseada em auras, porém inicialmente se concentra no ouro e wards. Comece comprando um Amuleto da Fada, uma Sentinela Detectora, duas Sentinelas (verdes) e duas poções de vida.


Após comprar isso, é importante comprar logo uma Pedra Filosofal. O motivo? Além de regenerar a mana, algo bem importante, ela dá ouro extra. Essencial para um suporte. Além disso, aparece os Sapatos do Feiticeiro, outro item sempre importante. Então comece sua jornada pelas auras.

A partir daqui, começo sempre fazendo Égide da Legião. Fornecer defesa pro pessoal que está por perto não é nada mal. Então, logo após o Égide, faço o Medalhão do Solari de Ferro, que além de dar a aura do Égide, tem o adicional de um ativo que dá mais proteção para seus aliados.

Agora é hora de prejudicar o inimigo com suas auras: Faça Coração Congelado. Então faça um Cetro Abissal e tu estará cheio de auras. A partir deste ponto, é legal analisar a partida e as circunstâncias. Valeria a pena fazer um pouco de poder de habilidade com um Capuz da Morte de Rabadon? Acredito que sim.

No final, os itens ficam o seguinte:


IMPORTANTE: Nunca esqueça de comprar sentinelas para deixar sua visão ampla sobre sua lane e os pontos importantes, tais como barão e dragão. Esta ação é decisiva para a estratégia da equipe.

Além de tudo isso, não se esqueça de se divertir e não desanimar se nada está funcionando. O Suporte é muito importante para o time.

Espero ter ajudado!
Vini Weizenmann

-------------------------------------------------------------------------------------

Editado: 21/08/2013 - 16h - Por Vini Weizenmann

Recebi um Feedback, não muito grande, mas um feedback sobre o post (muito maior do que em qualquer outro post). Só gostaria de enfatizar o título do Post. É um guia para iniciantes e feito por um iniciante. Sim, sou iniciante, não tenho lvl ranked (sou lvl 21) e escrevi pra o pessoal iniciante também. Por isso Ghost e Heal nos Spells. Sei que não se usa isso, óbvio, mas se é o que tem, tem que ser.

2 comentários:

  1. Não tem espaço pra wards, além dos itens serem caros. Uma bota da agilidade ou rapidez é necessário para que a ult funcione do jeito que pegue o maior numero de pessoas possivel.

    Além de que, por ela ter um alto dano base e uma proteção alta ela é boa contra personagens de burst ap (zyra supp + graves).

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente hoje está complicado de jogar, geral contratando elo job, eu faço uns coach, mas sei lá... está complicado...

    ResponderExcluir