terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Marksman - Guia básico

Faaaaaalaaa galera, mais um post sobre LoL, dessa vez sobre o Marksman !!

O Marksman


Nesse post vou tentar fazer um guia básico para Marksman, de acordo com meus conhecimentos, se acharem que algo está erradou ou que pode ser diferente, deixem um comentário ai em baixo, é rápido e fácil.
Os Marksmans

Early Game


Em 99% dos jogos, você, como Marksman, vai querer começar com uma Doran's Blade (Lâmina de Doran), uma poção de vida e o Trinket(Amuleto) amarelo, a razão disso? Uma Doran's Blade e uma poção, tem um custo beneficio melhor que uma espada longa e 3 poções, a DB dá vida(80), AD(8) e roubo de vida(3 por ataque para quem não é melee), enquanto a espada longa dá somente AD(10). Sim, você teria 3 poções de vida, mas você só pode usar uma de cada vez e 80 pontos de vida podem fazer a diferença em um all-in low level.

O foco do early game de um Marksman é FARMAR e evitar ser pokeado(receber dano do adversário de graça), sempre pokeando o adversário quando possível. Não esqueça, sempre, SEMPRE matando os creeps com last-hit (utilizar somente 1 ataque para matar), assim não avançando muito a lane. Uma dica para quem está começando como Marksman é, clicar no minion com o botão esquerdo para ver a vida dele e veja quando dano você causa por cada AA(Auto Ataque). Outra dica: se você não quiser ficar apertando S ou ficar se mexendo sem parar para não atacar sozinho os creeps, tem uma opção nas configurações do jogo (não lembro o nome) que permite desabilitar o ataque automático, ou seja, se quer atacar, tem que clicar no creep/champion.
Farmando

Mid/Late Game

EU acho que o mid game começa depois que os primeiros itens são terminados ou que a primeira torre caia. Assim como no early game, farmar continua importante e, continuará importante até o lategame, a diferença é que não é tão importante farmar com last-hit, claro, é mais seguro pois evita avançar muito a lane, mas tudo depende, como onde está o time inimigo? Você tem como escapar caso receba um gank e outros fatores. Se tiver certeza que é seguro avançar a lane, avance, mas sempre cuide o mini mapa e recue quando for necessário.

No mid game, a função de todos os jogadores muda um pouco, com mais movimentação no mapa, os times se juntando para pegar os objetivos, ou contestar os mesmos, as primeiras TFs(Team Fight) acontecendo, etc. Como Marksman, você deve cuidar, e muito, com o seu posicionamento(mais abaixo) e ajudar o time nos objetivos, pois é você quem consegue causar o maior dano nos objetivos (torres, dragão e barão) e tem o alcance para fazer o mesmo com mais segurança, diferente de um Fizz ou um Gragas, que tem dano, mas não tem alcance para causar dano. Saiba como fazer suas escolhas, você é o mais squishy(papel, que tem menos vida e resistência) então fique em uma distância segura dos inimigos, não entre no meio do outro time para atacar o outro marksman e nem dê chase(perseguir) em alguém com pouca vida, não vale a pena arriscar morrer para matar aquele cara que está correndo da TF porque vai morrer se voltar e não consegue fazer mais nada contra seu time. Saiba qual é o objetivo mais importante do jogo. Kills não ganham o jogo, elas ajudam a chegar lá, mas não são necessárias, duvida? Assista a alguns jogos de campeonatos maiores, veja quantas kills acontecem, vários jogos terminam com 10 kills ou menos, isso porque eles não fazem jogadas arriscadas, pois uma jogada ruim pode acabar com o jogo.
O que ganha o jogo são as torres, para ganhar você precisa chegar no nexus inimigo, mas o que tem no seu caminho? As torres. Os campeões estão lá somente para proteger elas. Você não precisa matar a Jinx do outro time para destruir a torre dela, só precisa fazer ela voltar base, fazendo com que a única defesa da torre seja o suporte e/ou o jungler, ou somente os minions.

O que vale mais a pena, fazer o barão depois de um ACE em um jogo de 40 minutos onde o outro time vai precisar de 40~50 segundos para voltar(ou mais) ou levar o inibidor de uma lane, talvez até o jogo, antes que o outro time volte e consiga defender? Pense e escolha e, quando o time inimigo fizer uma escolha errada, castigue ele, tome proveito dos erros dos outros e não cometa erros. O gráfico abaixo é um ótimo exemplo de como você deve pensar.

Posicionamento nas TFs:
Olhe onde a Miss Fortune está e onde o Ezreal está,
quem está melhor posicionado?
Já falei um pouco sobre posicionamento antes, mas deixei esse espaço aqui embaixo somente para isso:
Onde você deve ficar? Quem você deve atacar? Quando você deve atacar?
Respondendo essas perguntas, você deve ficar sempre atrás do seu time, mas nunca separado, onde os arqueiros ficavam antigamente, protegidos atrás dos soldados, mas próximos o bastante deles para conseguir ajuda caso algo aconteça, e, assim como os arqueiros, você ataca quem está mais perto, quem você consegue atacar e continuar seguro, recuando quando preciso(kitando), mas nunca se arriscando, quem vai pra cima é o seu tanker/bruiser/figther(normalmente o top laner e o jungler) ou, em alguns casos, seu suporte(EX.: Annie).
A última pergunta, quando atacar, como respondi agora a pouco, não é você quem vai pra cima, não é você quem inicia a TF, você é o cara que fica longe dando dano, não é bom chegar muito perto para atacar, mas também não é bom ficar longe demais e não atacar, você deve conseguir encontrar um ponto na TF em que você consiga atacar e que tenha a menor chance de você ser pego, ou seja, é bem difícil, mas com o tempo, você acaba se acostumando e consegue sempre ir para o melhor lugar, mesmo que instintivamente e sem perceber, nesse ponto você deve atacar.
Clica ai, a imagem é maior

Um link que eu achei bem interessante, que explica bem algumas coisas que eu citei no post: Fórum (As duas listas estão desatualizadas e não são 100% corretas, só mostram o rate das skills, não o melhor jeito de usar o campeão)

Bom, é isso, qualquer dúvida, crítica ou outra coisa, deixa um comentário ai embaixo, ou no nosso facebook :)

OBS.: Para aqueles que viram o primeiro post de hoje, espero que tenham entendido o que era, para quem não entendeu, segue ai um GIF explicando ele:

Laboratório de Dexter: The Big Cheese

OBS 2: Não falei de itens porque vou fazer um post especifico sobre eles e em quais Marksmans fazer cada um.

Fell

0 comentários:

Postar um comentário