sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Conversando sobre Podcasts

Faaaala Gurizada!

Hoje venho com um post mais técnico, mas não menos interessante.

Como eu imagino que todos que frequentam o Agora Não Dá sabem, temos um Podcast (agora semanal) que já tem 12 edições. Se não conhece esse nosso trabalho, clique na aba "Podcast!" logo alí acima, abaixo do logo.

Entrei nesse mundo de podcasts por indicação do meu amigo, John Müller, que é do podcast Freakcast. Foi numa das andanças pela Unisinos que, ao contar para ele do projeto do Agora Não Dá, ele me perguntou se nunca pensei em fazer um podcast.

Trouxe a ideia para o grupo, e ela foi bem aceita. Marcamos um dia, e gravamos aquilo que foi o único (e lastimável) podcast gravado 'presencialmente'. Todos no mesmo microfone, sem muita noção nem pauta, descobrindo um mundo novo.

E foi assim, sem muito fundamento que fomos começando e aprendendo. E uma parte importante do meu aprendizado foi ouvindo o trabalho dos outros. Então, virei um grande entusiasta de Podcasts, trazendo algumas pessoas junto comigo.

Essa minha vivência com podcasts, que começou a existir para aprender com quem sabe, passou a ser meu entreterimento nas viagens e deslocamentos, seja para a faculdade, seja para qualquer lugar.

Desde então, venho recomendando Podcasts a uma infinidade de pessoas, não só falando do meu, mas também daqueles podcasts que eu ouço com frequência e inclusive assino no feed do iTunes. Porém, noto resistência por parte de alguns a aceitar um programa de audio de mais de 1h.

Bom, dificilmente se acha alguma pessoa que pare tudo e só escute ao podcast. Isso é um programa para se ouvir nos mesmos momentos que você sempre ouviu rádio: No carro, no busão, em casa, enquanto faz alguma tarefa, alguns podem escutar no trabalho, fazendo trabalhos de aula ou até mesmo, enquanto mata tempo no Facebook

Porém, diferentemente do rádio, no podcast tu escolhe quando ouvir, o que ouvir e sobre o que ouvir. Existem podcasts dos mais variados temas e nas mais variadas línguas. Além de poder te informar sobre algo, um Podcast pode ser muito cultural, ou te deixar pensativo. Pode também servir como dicas, enfim, podcasts são uma infinidade de coisas.

Vejo muita gente que eu tenho certeza que iria gostar de ouvir podcasts e só não o faz por esta resistência que continuamos a ter a essa mídia tão rica, versátil e democrática.

Democrática? Como assim democrática? Qualquer um que tenha um computador (não precisa ser bom) e um microfone, ja pode fazer o seu podcast. Basta também uma conexão com a internet. Óbvio que, quem não tem muita noção de edição vai demorar um pouco para fazer um podcast bacana e bem produzido (escute nossos primeiros podcasts e você irá notar minha evolução editando).

Puxando agora o assunto para o lado da abrangência do blog: Games. Você encontra uma infinidade enorme de podcasts que tratam de games com uma abordagem muito boa. Não precisa de muito empenho em procurar, basta ir nos filtros do iTunes. Além disso, tem muito podcast que não está no iTunes. Vide o nosso. Então aí vai outra dica: Procure podcasts sobre o jogo ou assunto que você deseja no Google, que ele retornará ótimos resultados. Não é trabalhoso e eu garanto: Serão momentos ótimos de entreterimento.

Atualmente, acompanho o Nerdcast, 99 Vidas, Radiofobia, FreakCast (do John) e o Caipirinha Nuclear (do Isaac)

Bom, espero que eu tenha conseguido convecê-los de dar uma chance aos podcasts. Aproveite e escute um dos nossos. Imagino que não se arrependerá!

Tem um Podcast? Entre em contato conosco para uma parceria
agoranaodatonogame@gmail.com

Nos vemos na Podosfera!
Vini Weizenmann

0 comentários:

Postar um comentário