sexta-feira, 10 de maio de 2013

Expectativas para a Xbox Reveal

   Fala pessoal ligado no blog!
   Para o post de hoje, venho falar de algo que está me deixando cada vez mais ansioso para o fim deste mês, chamado maio. A Xbox Reveal! O evento que a Microsoft agendou para 21/05 e que vai revelar detalhes sobre o sucessor da nossa querida caixa.




Imagem Divulgada pela Microsoft no Facebook Oficial do Xbox no Brasil.


     Bom, começo com o a minha expectativa contra as expectativas geradas por boatos. Dizem que o próximo Xbox (não o chamo de 720, pois não houve confirmação de nome ainda) seria um console "Always On", ou seja, que sempre estivesse conectado à internet. Tudo começou com um boato de que ambos os consoles (Xbox e PS4) teriam a tecnologia Always On. Eu imagino que seja uma grande jogada da Sony. Assim, a Microsoft teria um projeto pronto para um console Always On e é pega de surpresa pela "Playstation Meeting" que mostrou um console ótimo e sem essa tecnologia. Ok, nos Estados Unidos ou na Europa, um Always On não seria um problema tão grande. Mas, para nós, é. E quando a internet cai? Pois é, não teríamos o nosso console pra passar o tempo. Porém, o boato ganhou força quando um cara ligado a Microsoft publicou no seu Twitter algo parecido com "Qual é o grande problema de um console Always On? Lidem com isso!". A Microsoft disse que o cara já estava desligado da empresa, mas, sinceramente, arrepiei, imaginando que fosse praticamente certo.

 Tweet de Adam Orth dando a crer nado  tecnologia "Always On" no próximo Xbox

    Além do recurso "Always On", outra coisa que me preocupa quanto ao próximo Xbox é o outro boato, sobre o fim da mídia física para vídeo games. Pois bem, esse assunto é difícil de comentar. Realmente, se pudéssemos comprar tranquilamente todos jogos pela internet, sem outra opção, seria uma facilidade incrível. Porém, o ato de "colecionar" jogos, guardando-os na prateleira, organizados por gênero (sim, fazemos isso aqui em casa) perde o sentido. E acho que uma boa parte da experiência de comprar um jogo original também se vai. Comparo isso a troca de Vinil para CD (coleciono vinil) e de CD para mídia digital. No LP, a capa era parte do álbum, ouvir o disco era mais que simplesmente ouvir. Tem encartes, letras e tudo mais. No CD, algo já foi perdido disso, mas na mídia digital, inexiste. E assim se vai parte da graça de ter jogos originais.
    Outro boato que assusta é o fato de jogos necessitarem de códigos para rodarem. Ou seja, um jogo só rodaria em um console. Isso acabaria com as vendas/trocas de usados (pre-owned) e com outra tradição do mundo dos videogames, emprestar jogos para os amigos. Eu mesmo, estou com o Assassin's Creed do Thomas aqui em casa, emprestado a bastante tempo. Se isso for confirmado, muitos vão passar a desbloquear consoles novamente, pois será muito mais difícil comprar ou jogar um jogo.

O Lado Bom de Tudo

    Mas tudo tem seu lado bom! É óbvio que os motores gráficos vão dar tudo que são capazes e é óbvio que a qualidade da próxima geração será impecável. Todos sabem. Além disso, a configuração de hardware do próximo Xbox me entusiasma. Segundo a Revista oficial do Xbox no Brasil de Janeiro de 2012 (exemplar número 63), em seu especial "O que esperar do novo Xbox", o próximo Xbox terá o kinect incluso no console. Algo bem legal pra quem gosta dos jogos de kinect (são bem divertido e dá pra dar umas risadas, ao menos). A revista ainda cita que a memória RAM do Xbox irá ter um salto de 512 MB (Xbox 360) para "alguns Giga". Além disso, todos modelos terão HD de fábrica, sem o clássico Xbox de 4gb de cloudsaving. Eles ainda falam que todos os problemas vividos pelo Xbox 360 em seu início (no distante ano de 2005) não se repetirão, afinal a Microsoft não é burra de gastar bilhões de dólares de novo (ou seja, não teremos problemas como o 3L ou o Red Circle of Death).
     Além de tudo isso, a alguns dias me deparei com uma grata surpresa! Usar o Kinect integrado a um projetor para colocar a sua sala de estar dentro do jogo! Incrível não? E ainda será possível fazer o mesmo com certos filmes entre outras mídias. Esse é o Microsoft IlumiRoom. Só vendo o vídeo pra saber o quão incrível é:

    Bom, por enquanto é isso. Dia 21/05 estaremos aí para trazer tudo que foi falado e confirmado na #XboxReveal. Até lá, seguimos na expectativa de que a MS possa fazer um console sem precipitações (vide DVD-HD ao invés de Blu-Ray). Então, nos resta esperar e aproveitar o que temos, Xbox 360.


Muito Obrigado,
Vini Weizenmann

0 comentários:

Postar um comentário