No game nós encarnamos novamente o protagonista Leon S. Kennedy (se quiser lembrar mais sobre o Leon, clique AQUI para conferir a nossa Anatomia Resident Evil #2), agora trabalhando como agente secreto para o governo americano. Ele é mandado a um remoto vilarejo da Espanha para investigar o sumiço de Ashley Graham, filha do presidente dos Estados Unidos (tá fácil pra ninguém o negócio).
No início do jogo já descobrimos que a grandiosa Umbrella Corporation havia falido, graças a Chris e Jill (saiba mais clicando AQUI). O principal inimigo do game chama-se Saddler, o líder de um culto medonho chamado Los Illuminados que mediante um parasita planeja dominar o mundo todo (nossa, original bagarai, vish).
O jogo apresentou um novo inimigo chamado Ganado, que estão infectados por um parasita chamado Las Plagas, que é responsável por controlar o hospedeiro. Sendo assim, não são zumbis em si, mas PESSOAS VIVAS infectadas, sim, o Leon tá passando geral, licença para matar MODE ON.
A jogabilidade também mudou, esse é o primeiro game da série com um formato de câmera mais voltado para a terceira pessoa em si, com a visão acima do ombro do protagonista, como você pode ver na imagem abaixo.
O game dividiu opiniões em seu lançamento, a maioria dos fãs antigos da série não aceitou o novo formado, dizendo que o game abandonou o clima de Survival Horror e foi para um forma mais focado na ação. Pessoalmente eu acho que foi uma GRANDE evolução. O game continuou com uma temática Dark, dando grandes sustos em vários momentos, ele pode ter ficado mais dinâmico, mas isso não foi um ponto negativo. Se continuassem a desenvolver games com cenários estáticos para sempre, com certeza o público iria começar a chorar "nossa, não tem mais inovação nenhuma", bom aí está sua inovação, lide com ela e pare de mimimi.
Além da jogabilidade, o jogo introduziu os QTE's (Quick Time Events) a franquia. Acredito que nesse jogo em especial, os QTE's foram utilizados de forma maestral, sempre na hora certa. Apenas acho que na dificuldade mais difícil, pressionar rapidamente o botão de ação não fosse algo tão INUMANO como colocado no game. Sério, não sobrou nada do meu mouse na época que joguei o game.
Abaixo vocês podem conferir uma luta completa do game toda em QTE.
Alguns inimigos novos que foram apresentados são os Gigantes, que literalmente são GIGANTES, e um simples pisão podem tirar mais da metade de sua energia.
Temos também Salazar, um capinha que mais parece um Gnomo vestido de Napoleão.
O jogo nos apresentou o Dr. Salvador, um ganado especial que correm em direção a Leon com nada mais do que uma MOTOSERRA.
Existe um mini game extra chamado Separete Ways, que conta sobre a conexão de Ada Wong com Albert Wesker. Temos acesso ainda ao Ada's Report, um documentário de 5 partes que analisam a relação de Ada e Wesker.
RE4 é quase um spinoff da franquia, não fosse pela pequena campanha com Ada Wong.
Uma curiosidade muito interessante do game é que entre 1998 e 2000, logo após o lançamento de RE2, houve uma primeira tentativa de desenvolvimento de RE4, porém o jogo ficou muito diferente da ideia inicial da franquia e posteriormente o projeto foi mudado para Devil May Cry.
O jogo seria um exclusivo de GameCube, mas posteriormente foi lançado também para Playstation 2, Nintendo Wii, PC, PSN e Xbox Live. Até hoje , o criador do game, Shinji Mikami, diz que a versão definitiva é a de GameCube.
Resident Evil 4 é até hoje o game mais popular da franquia, ele agradou grande parte dos fãs antigos ao mesmo tempo que criou uma nova geração de fãs para a franquia. Recebendo criticas excelentes por todos os lados.
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