segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bem-Vindo de volta, Monocolor!

FALA GURIZADA!


Com o fim do Pro Tour Theros, resolvi falar um pouco sobre o formato, sobre os impactos no T2 e sobre o próprio PT que teve lá suas peculiaridades. Mas, principalmente, discutir um pouco sobre a volta dos monocolors para o T2.

 Quando comecei a jogar Magic, com 7 anos, eu não imaginava como se poderia jogar com mais de uma cor. Achava que uma cor bastava. Por causa disso, sou um apaixonado por MonoColors.
Desde então, tive diversos decks, das mais diversas cores. Porém sempre tive uma queda pelo azul. Essa introdução toda só serve para mostrar o quão feliz que estou em ver que os MonoColors estão de volta ao T2 e que estão de volta de forma competitiva
Para se ter uma noção do que eu estou falando, basta olhar para o jogo da final do Pro Tour Theros, realizado em Dublin neste final de semana (11 - 13/10). A final foi um Mirror entre MonoBlues Devotion. Então, o que posso dizer? O formato mudou muito.

MOTIVOS PARA A MUDANÇA

Todos sabemos que com a entrada de Theros no formato Standard, caíram todos os sets do bloco de Innistrad. E, com isso, uma das mais variadas épocas do T2 acabou. Junto com Innistrad, caiu M13. E então a mudança começou só pelo fato de que as Check Lands caíram todas juntas. Além disto, a base de mana não foi devidamente reposta, pois o que tivemos em troca às Check Lands foram 5 Scry Lands que não suprem com eficiência a falta das anteriores.
Além disto, outra mudança legal de ser observada é o fim das interações com o cemitério, menos efeitos de blink, e uma porrada de cartas bastante agressivas que o bloco de Innistrad possuía.
Assim, o panorama atual, com a entrada de Theros, propiciou uma base de mana um pouco mais deficiente para 3 cores. Então saímos de um T2 com o aparecimento frequente de 3 cores ou mais, para um que conta com monocolors.
Além de toda questão da base de mana, a Devoção necessita de decks voltados para suas cores. E aí que entram os MonoColors. Contando com os Deuses de suas cores, os decks monocor que despontaram no último Pro Tour contavam com criaturas que tinham, em alguns casos, 3 símbolos daquela determinada cor em seu custo, tudo para dar mais devoção para aquela cor.
Para ajudar mais ainda, Theros é uma coleção pesada e lenta, que conta com algumas coisas Aggro, porém dando uma base para o jogo mais cadenciado, controlado. Não que os decks MonoBlue Devotion sejam controles. Porém, esse fato ajuda a montar um deck diferente para jogar contra os RG Aggros que estavam fazendo a festa no formato.

MonoColors no Pro Tour Theros 

Como estava falando em Pro Tour, vamos falar dos monocolors que mais se destacaram no Pro Tour Theros, deste fim de semana. Obviamente o MonoBlue devotion é o maior destaque. Ambos os decks da final eram deste arquétipo. Decks montados em cima de Thassa, God of Sea; Nightveil Specter e Master of Waves que faziam um estrago gigantesco. Nightveil Specter dá 3 de devoção ao azul. Além disso, ele rouba os recursos do oponente, atacando e voando. Daí é só ter alguns outros corpos azuis, tais como Vaporkin, Omenspeaker ou até outros Nightveil Specter, que a devoção sobe. E com uma devoção alta, Thassa vira criatura e Master of Waves cria muitas fichas. Então é só segurar com alguns counters (Swan Song, Dissolve e até Essence Scatter) e partir para o abraço. O deck tem interações simples e poderosas. O grande campeão Jérémy Dezani usou esse deck para a glória.


Já outro deck monocolor que teve destaque nesse Pro Tour, o MonoRed devotion, conta com Ash Zealot, Boros Reckoner; Purphoros, God of the Forge e Chandra, Pyromancer, além do Stormbreath Dragon. Para variar, um deck bastante agressivo. Para melhorar, Mutavaults e Burning-Tree Emissary. O deck se baseia na agressividade e, nas mãos de Kamiel Cornelissen, pegou Top 8.


E para finalizar, o Monoblack Devotion de Kentarou Yamamoto que também pegou top 8. Contando com cards como Desecration Demon; Gray Merchant of Asphodel; Erebos, God of Dead; Lifebane Zombie e Pack Rat. Basicamente: Cria diversas cópias de Pack Rat, deixe Desecration Demons gigantes e drene a vida do adversário com Gray Merchant.


Se quiser ver as Deck Lists completas, acesse o link a seguir:
http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/eventcoverage/ptths13/Top_8_Decks




Curta nossa Page no Facebook:

www.facebook.com/AgoraNaoDa

Muito Obrigado e até a próxima!

Vini Weizenmann

0 comentários:

Postar um comentário