quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bot Lane - League of Legends - parte 2

Fala pessoal, essa semana venho escrever a continuação do post sobre a Bot Lane, de duas semanas atrás.



No último post eu falei sobre a bot lane e o meta atual, contando também uma história sobre a bot lane, mas isso foi mais voltado ao SoloQ (Solo Queue ou Fila Ranqueada). Hoje vou falar a respeito da bot lane com olhos do competitivo. Nessas últimas semanas, eu estive acompanhando mais o competitivo europeu (lcs-eu), por isso vou falar mais sobre o que tenho conhecimento.

Olhando competitivamente, a bot lane é muito diferente do que nós estamos acostumados a ver, pois existe uma comunicação entre o time como um todo, o bot conhece o top, o mid e o jungle e o mesmo vale para o resto do time, com isso eles sabem a fraqueza e a força do seu time, ou seja, existem várias estratégias que podem ser feitas, como a mais comum envolvendo a bot lane e a top lane: a troca, ou inversão.

A troca, ou inversão de lanes, é exatamente isso que o nome significa, o Marksman e o Suporte trocam de lugar com o Top Laner, invertendo a posição do mapa. Isso somente é possível quando já se tem um conhecimento maior das forças de seus companheiros, porque você sabe que ele conseguirá jogar safe contra duas ou três pessoas (bot lane inimiga + jungler), mantendo um farm razoável e evitando ser morto, mas conseguindo defender a torre o suficiente. O motivo disso? Derrubar a torre do top em menos de 10 minutos, aumentando a pressão no mapa. As consequências disso? Perder a torre do bot em menos de 10 minutos. Ou seja, é uma jogada de risco alto, porém recompensa alta também, mas se analisarmos melhor, a recompensa pode ser muito mais alta pois se conseguir levar a torre do top, a pressão que o time inimigo irá sofrer será na parte superior do mapa, ou seja, longe do dragão, dando uma vantagem para o time que inverteu o jogo em relação à esse objetivo global que pode influenciar muito o jogo se bem utilizado.

* Um exemplo de inversão na LCS NA, na quarta semana no jogo entre Dignitas e Coast:

* Um exemplo de uma composição (comp) para inversão: Uma Caitlyn ou uma Jinx e um Thresh trocando com um Renekton ou uma Shyvana, um Jungle que consegue dar dive fácil, como a Elise com o Rappel ou alguém que consiga levar torres rápido e um mid FotM ¹, como Ziggs, que possui um ótimo wave clear, siege e proteção de torres.

Porém, como eu disse antes, para que a recompensa desse tipo de jogada valha a pena, você precisa levar a torre antes que o outro time faça isso, pois a recompensa vale para os dois times, ou seja, o que pegar a vantagem primeiro criará uma diferença que ficará enorme com o tempo se nada for feito. Normalmente, o time que conseguir derrubar a primeira torre irá desfazer a inversão para que as lanes voltem ao normal, mas com uma vantagem para o time que levou a torre antes, ou seja, será mais fácil tirar os oponentes da lane para derrubar mais uma torre e abrir espaço para um objetivo maior (dragão), porém, podemos ver no vídeo acima que isso nem sempre acontece e eles acabam levando mais que uma torre com a ajuda do jungler.

Essa vantagem, como qualquer outra vantagem do jogo, se bem utilizada pode levar à vitória, mas como eu falei antes, não é algo que pode ser feito facilmente na Solo Queue devido à necessidade de um conhecimento maior dos integrantes do time e de suas capacidades. Pode ser feito? Sim, pode, mas dificilmente você irá jogar com outras 4 pessoas que você conhece, a menos que esteja na tier Desafiante ou D1 com 90+ pontos, onde não existem tantas pessoas quanto nas outras ligas e você acaba por jogar várias vezes com conhecidos de dentro do jogo ou esteja em um ranked 5x5 ou pre made normal game.

Eu ainda não consegui jogar competitivamente League of Legends, mas espero um dia conseguir participar de um campeonato e ver com os meus próprios olhos como as coisas funcionam, então se algo que eu falei estiver errado, estarei feliz em ser corrigido nos comentários e aprender um pouco mais com a comunidade assim como tento ensinar um pouco do que eu sei.

Fell

¹(Flavor of the Month, ou "o sabor do mês", os champions favoritos/mais fortes atualmente)

0 comentários:

Postar um comentário