domingo, 1 de dezembro de 2013

A recente popularização dos Card Games

Fala Gurizada!

Estou de volta, finalmente, para falar de um assunto que realmente está me deixando confuso e até surpreso. Com Hearthstone, os Trading Card Games se popularizaram bastante no último trimestre. Isso que o game da Blizzard ainda esta em fase de Closed Beta, mas já trouxe um monte de gente de volta ao nosso mundo, resultando em algumas situações que eu considerei muito equivocadas.

A tempos venho acompanhando notícias, gameplays e streams de Hearthstone. Achei a ideia interessante. Não tenho key ainda, porém venho acompanhando bastante o jogo e acho que já tenho condições de fazer uma análise, pelo menos superficial, do jogo. Ao menos ter uma ideia sobre o que o jogo foi feito para ser.

Muita gente só decidiu se interessar por este gênero de jogo, o Card Game, por que é fã da Blizzard. Quando a Blizzard anunciou que o jogo seria Free to Play, muita gente pirou na batata e já começou a exagerar quanto a esse jogo. Já deixei claro em diversos posts aqui no Agora Não Dá que eu achei a ideia de Hearthstone fantástica. Mas tudo tem seu limite.

Li em vários lugares que estão por considerar Hearthstone o melhor Card Game já criado. Pera aí. Como assim? Vamos com calma, meus amigos. Recapitulando, lembramos que Hearthstone é um reboot do antigo WoW TCG. Ou seja, ele existia antes sim, e nunca foi um sucesso. Isso prova o quanto essa empolgação em relação a Hearthstone se deve a gente empolgada por um jogo grátis da Blizzard.

Hearthstone não chega nem perto de ser o melhor Card Game já criado. Tem muito chão pela frente pra chegar lá. Não estou dizendo que não poderá ser. Porém, ainda não é como já li em diversos lugares. Hearthstone é um ótimo passatempo, algo para alguns minutos, uma distração. Fácil de se jogar, lúdico e intuitivo, o jogo conquista iniciantes de forma fácil. Porém, suas batalhas curtas não deixam que o jogo ganhe na complexidade. Duvido achar algo tão complexo e incrível como a Pilha em Hearthstone. Pois bem, cheguei a comparação inevitável.

Magic: The Gathering é o jogo pioneiro do gênero. Se Richard Garfield não tivesse o criado, nenhum desses Card Games atuais existiria. Além disso, não se pode ignorar o fato de que Magic tem 20 anos de existência, muitas (eu disse MUITAS) cartas, um ambiente competitivo sólido e organizado e uma maestria em criação de mundos e história. Não podemos desprezar isso simplesmente por que "É UM FREE TO PLAY DA BLIZZARD!!!!!!"

Devemos ter calma ao analisarmos ambos os jogos. Sim, Magic é infinitamente mais complicado de se aprender. Porém, isso se deve a complexidade e qualidade que o jogo tem. Normalmente os melhores jogos são mais difíceis. Hearthstone, por melhor que seja, não é tão estratégico quanto o Magic. Por isso acho ruim a comparação que diz que Hearthstone é o melhor TCG que há.

Realmente, houve uma euforia desproporcional ao jogo. Para aqueles que não sabem, a Ubisoft também lançou o seu Card Game digital. Might & Magic: Duel of Champions tem sua estratégia, quanto às linhas e posicionamento. Achei muito interessante a proposta, assim como achei a de Hearthstone. Porém, também não podemos compará-lo ao Magic nem aos antigos do gênero: Pokémon, Yu-Gi-Oh! e até o finado Spellfire.

O lado positivo disso tudo foi a diversificação do gênero, que é sempre bem vinda, e a popularização do mesmo. Muita gente que sempre viu com certo desdém nosso tão amado gênero (sim, aqueles que diziam que "estes jogos de cartinhas são muito infantis") está dando seus primeiros passos em alguns card games mais tradicionais. Isso é muito legal, o crescimento saudável para o segmento que tem tudo para ser realmente grande. Só devemos por cada coisa em seu lugar.

Não posso esquecer que não foram só lançamentos de Card Games Digitais que houveram nos últimos tempos. Battle Scenes está aí e me parece um ótimo TCG também. Com estratégia refinada e ótima temática, acredito ter um bom potencial de crescimento futuro. Afinal, quem nunca quis jogar um TCG bem feito que fale de super heróis e seus respectivos vilões? Pois bem, esse jogo é outro que traz público novo ao gênero. E assim vai indo.

Lembrando que ainda estou ansioso pela minha key no beta de Hearthstone, que jogo Might & Magic: Duel of Champion, já tenho um deck de Battle Scenes comprado e estou pronto para aprender, assim que der tempo, já aprendi a jogar Cardfight! Vanguard, tenho um deck de Yu-Gi-Oh, outro de Pokémon e mais um de Spellfire, fora o Magic. Sou um amante do gênero e acho a entrada desses novos Card Games Digitais muito saudável. Mas se soubermos pôr cada coisa em seu devido lugar.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook:

www.fb.com/AgoraNaoDa


Pelo bem do gênero de Trading Card Game,

Vini Weizenmann

0 comentários:

Postar um comentário